Quais São os Benefícios da Massagem para o Bem-Estar e Relaxamento?
Sobre as maravilhas das massagens para o bem - estar.
Nos últimos anos, as antigas técnicas de massagem ganharam ainda mais adeptos com o crescente interesse pelo bem-estar e autocuidado. Atualmente, as diversas modalidades de massagem estão entre as principais alternativas de quem procura ter mais saúde física e mental em meio à rotina. A seguir, confira alguns benefícios da massagem!
Benefícios físicos Diversos são os benefícios da massagem para a saúde física. De modo geral, a prática desempenha um importante papel em funções do corpo humano, como respiração, frequência cardíaca e digestão, a partir do estímulo de receptores de pressão sob a pele.
Além disso, o toque da massagem é capaz de aliviar dores, tensões musculares e inchaços. Um estudo australiano constatou que uma massagem muscular de 10 minutos após um treino é capaz de reduzir a dor em 30%.
A melhora da circulação sanguínea é outro claro benefício da massagem, resultado dos movimentos que levam o sangue aos músculos que precisam de alívio, curando regiões tensas e removendo resíduos metabólicos. Na massagem, o processo de vasodilatação dos pontos de pressão também torna o fluxo sanguíneo mais intenso e expande os vasos, favorecendo a queima de gordura neles e o transporte de nutrientes.
Reflexos mentais Os benefícios da massagem também influenciam na saúde mental dos usuários. Um estudo da Universidade de Miami constatou que essa prática aumenta o fluxo sanguíneo em áreas do cérebro associadas à regulação do humor e à redução de estresse. O aumento da atividade nesse nervo pode gerar um efeito calmante semelhante ao da meditação, ao passo que estimula os níveis de hormônios do bem-estar, como serotonina e dopamina.
A redução da sensação de cansaço também está entre os benefícios da massagem. A liberação de hormônios do bem-estar, já citada, favorece a disposição e as funções motoras do organismo e faz com que os usuários se sintam mais ativos. Esses hormônios são, inclusive, responsáveis por funções vitais como sono, alegria, apetite e felicidade, sendo a massagem uma ótima reguladora desses aspectos.
Benefícios alternativos Entre outros benefícios da massagem estão:
Aumenta a flexibilidade: a massagem atua como uma terapia para melhorar a elasticidade das articulações e dos tecidos conjuntivos, elevando a flexibilidade do corpo e da pele. Combate a insônia: especialmente quando feita regularmente, a massagem gera efeitos relaxantes que elevam a qualidade do sono e contribuem com noites melhores de descanso. Combate a retenção de líquido: técnicas de massagem como a drenagem linfática ajudam a escoar e captar o líquido retido no corpo através do sistema linfático, o que reduz o inchaço gradualmente. Limpa o organismo: fatores como estresse e falta de descanso podem ocasionar o acúmulo de substâncias nocivas no organismo. Em contraponto, a massagem relaxante trabalha com movimentos fluidos e focados que eliminam toxinas e impulsionam a oxigenação do sangue.
Por Aline Lacerda